Pesquisar neste blog
 
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
31


Arquivo
Mais comentados...
10 comentários
7 comentários
5 comentários
4 comentários
3 comentários
3 comentários
3 comentários
Links
Choose your language
Ana Filipa

Cria o teu cartão de visita
Meteorologia
Click for Lisboa, Portugal Forecast
Contador de Visitas
hospedagem de sites
hospedagem de sites
Número de pessoas online
Visitantes do Blog
Protected by Copyscape Web Plagiarism Check
Protected by Copyscape Web Plagiarism Check
blogs SAPO
subscrever feeds
Sábado, 10 de Setembro de 2011
Férias 2011 - Praga

 

Ora Boas!

O avião onde voei para os vários destinos de férias, não caiu, não morri em nenhum país, não fui vítima de nenhum desastre natural e Graças a Deus não tive nenhum acidente de viação…

Sim, o tempo de actualização do blog só tem uma justificação – FÉRIAS!!!!

 

E como quis aproveitar as férias ao máximo, fui adiando a actualização do blog!

 

Ora conforme já havia anunciado nos primeiros 12 dias de Agosto andei por Praga, Bratislava e Budapeste.

 

Não pretendo descrever tudo, tudo, tudo sobre estas três cidades pois acaba por ser um pouco aborrecido para os poucos que lêem o meu blog. Sim, eu já percebi isso! Não recebo comentários, sugestões e só o contador de visitas é que mexe e pelo “Live Traffic Feed” percebo que muita gente vem ter ao meu blog “por engano”…

 

Se ao menos eu recebesse um “comment” por semana, já ficava feliz e mais motivada para escrever…

 

Mas enfim para os mais atentos informo que não em esqueci do artigo sobre os casamentos. Até já tenho recolhido imagens de vestidos, portanto estou a preparar a publicação do mesmo…

 

Ora vamos então voltar a Agosto… Foi exactamente no dia 1 que depois de um enorme atraso apanhei o avião de Lisboa para Praga, na República Checa.

 

Fiquei no Hotel Seven Days, o qual recomendo não só pelo seu conforto, mas também pelos excelentes pequenos-almoços. Tem também Jacuzzi, ginásio e tal, mas não usufruímos disso.

 

 

Fui surpreendida pelo facto de no bar do quarto estar uma caixa de preservativos (afinal era um quarto com 3 camas, embora uma estivesse à parte, sim para o meu pai). E tanto quanto eu sei, os preservativos não precisam de ser guardados no frigorifico…

 

Nas gavetas das mesas-de-cabeceira, o Novo Testamento em Inglês…

A complementar isto tudo, em frente ao Hotel havia um supermercado (sim supermercado) de artigos eróticos. Ainda fomos espreitar lá dentro, mas achei curioso o facto de ser “supermercado” e não pequenas lojas como é em Portugal.

E olhem que a localização do Hotel até era boa! Portanto os checos lá liberais são!

 

 

Liberais também ao ponto de disponibilizarem no aeroporto mapas gratuitos… o meu pai não olhou a meios e tirou os mapas que eram disponibilizados gratuitamente aos turistas… Mas no hotel verifiquei que ele não devia ter abusado da sorte:

 

 

 

 

 

Pois e apesar do título, ainda expliquei ao meu pai que aquela composição de cores era alusiva ao símbolo dos homossexuais! O meu pai disse um palavrão e pôs logo o mapa de lado. Claro que eu e a minha mana rimo-nos muito!

 

 

 

Quanto a Praga, esperava algo mais… tinham me falado tão bem da cidade que acabei por criar grandes expectativas. Mas não é uma cidade feia.

 

Segue-se a foto da Câmara da Cidade Velha.  

 

Do cimo da Torre, tinha-se uma imagem geral sobre Praga. Quantas não foram as fotos que tirámos lá de cima.

 

Apesar de ser dia da semana, vimos vários casamentos...

 

que provavelmente haviam sido celebrados ou na Igreja de S. Martinho ou noutras, como a Igreja de Nossa Senhora diante de Tyn…

 

 

ou até provavelmente na Igreja de S. Nicolau…

(Já não me recordo, mas como em quase todas as igrejas que entravamos tínhamos de pagar, quase que juro que também pagámos algumas coroas para entrar nestas). E o bom disto tudo era a excessiva proibição de tirar fotos ao interior das Igrejas…

 

Sim, porque estes monumentos cercavam todos a Praça da Câmara Municipal, Staré Mesto.

 

Nessa mesma praça podíamos contemplar o relógio astronómico da Câmara Municipal, que a cada hora apresenta uma animação com a passagem de todos os apóstolos nas janelinhas e o canto do galo dourado que está no cimo do mesmo.

 

 

O relógio não só engloba as figuras dos apóstolos, como também o esqueleto (morte), as alegorias da avareza e vaidade.

 

 

No relógio também se verifica elementos da ciência astronómica, nomeadamente a esfera que representa a Terra que gira em torno do Sol representado. O relógio indica anos, meses, dias, horas, nascer e pôr do sol e signos do zodíaco. Como a fotografia foi tirada a 2 de Agosto, o Sol está em Leão.

 

Curiosamente depois de Mikulas de Kadan ter construído esta relíquia, foi cego propositadamente, para que não reproduzisse nenhuma cópia do relógio.

(Bolas, ainda bem que nasci no século XX).

 

Ainda nesta praça, achei curioso o seguinte anúncio que estava em frente ao relógio:

 

 

 
(Look at me - The clock isn't the only pretty thing around here) - é o que diz por cima da marca "Mattoni"
 

E já que mostrei uma bebida, é de referir a excelente limonada que bebi antes de visitar esta praça. Pelo que percebi a mesma levava sumo de limão (óbvio), gasosa, mel e folhas de hortelã… Bem que espectáculo! Experimentem fazer e exagerem nas folhas de hortelã… quanto mais tempo as mesmas repousarem na bebida, melhor o sabor da limonada.

Aconselho…

 

 
Numa outra paragem para beber refrescos, a minha mana foi surpreendida com um homem que a retratou em papel, através de recortes. Ela estava de cabelo apanhado de modo a formar uma espécie de carapito. E o resultado foi este:
 
 
Está mesmo bem feito! O meu pai não resistiu e comprou o trabalho do artista que se quis aproveitar da beleza da minha mana para a retratar de perfil.
 

Sim, também havia Hard Rock em Praga… Claro que não resisti e fui comprar uma t’shirt, bem como a minha mana.

 

 

Eu comprei esta:

 

 
 

A minha mana comprou esta:

 

 

 

Mas 1 dia depois voltei para trocar a minha t’shirt por esta (não vale a pena justificar as minhas escolhas pois sou imprevisível e às vezes nem eu própria me compreendo):

 

(fonte das fotografias : https://rockshop.hardrock.com/Womens/Departments/Tops/)

 

 

Apesar de um ser uma chata não passámos a vida no Hard Rock a trocar T'shirts... Portanto continuando... visitámos a Igreja de S. Gil, o Clementium, a Igreja de S. Tiago, a Rua Carlos,

 

 

a ponte Carlos,

 

 
 
 
 
 

o bairro judaico (não fomos ao cemitério judaico porque tinha-se pagar.  E eu ia pagar para ver campas???), a sinagoga,

 

 

Do lado da Ponte Carlos era o Bairro Pequeno, onde havia um jardim muito bonito…

 

 

Estes cadeados ficavam do lado do bairro pequeno, mas não me perguntem o significado… apenas tirámos fotos porque todos estavam a tirar. lol

 

Aqui uma foto da zona periférica do que chamam Ilha de Kampa.

 

(opá, nós tirámos quase 2000 fotos em Praga, é difícil escolher entre tantas)

 

De volta do Bairro Pequeno, que foi o que mais gostei em Praga, passámos pela ponte Manesuv. No rio Vltava existiam várias pessoas a passearem de “gaivota” e  barco… Qual não foi o meu espanto quando vi um casal que passeava numa “gaivota” que aproveitou para xxxx…

 

Sim, ela estava de vestido e ele de calções e boxers. Não preciso de dizer mais nada. Não fomos a tempo de tirar foto! E mesmo que tivesse tirado não podia pô-la no meu blog porque o programa que uso para colocar fotos bloqueava logo a imagem.

 

 

No 1º dia de visita a Praga, jantámos algo que não pedimos, porque a empregada não percebia em uma palavra de inglês. Eu para tentar perguntar se a carne era de porco ou vaca, tive quase para imitar os sons dos animais, mas tive vergonha como é óbvio. Claro que a ideia não deixa de ser cómica.

 

No dia seguinte fomos para a zona do Castelo de Praga. Custou um pouco subir toda a escadaria e rampas que nos levavam ao Castelo porque estava muito calor.

 

 
 

Não me deixaram ir ao Museu do Brinquedo que tinha Barbies em exposição…

 

 

 

Nesta zona assistimos a uma parada/ render da guarda muito original e a meu ver melhor que o de Londres (bem pelo que eu disse, já rolaram cabeças por menos– influência das minhas leituras de férias).

 

 

 

Visitámos a Catedral de S. Vito,

 

 

a Torre da Pólvora que contém uma exposição sobre a história militar checa.

 

 

Adorei a Travessa Dourada que tinha casinhas super queridas…

 

 

 
 
 
 
 

Visitámos igualmente a Torre Dalibor onde ficámos a saber da história de um cavaleiro sentenciado que enquanto aguardava a sua execução num buraco do chão, aprendeu a tocar violino. As pessoas que o ouviam nutriam simpatia por ele e davam-lhe mantimentos o que o deixou vivo por uns bons anos. Assim o mesmo não morreu à fome, como sucedia a muitos prisioneiros.

 

 

Depois como a fome já apertava comemos isto:

 

É parecido com a fartura, mas não tão enjoativo e mais seco. Existe também na Hungria e na Eslováquia. Na Hungria então comemos uns excelentes que eram envolvidos por pó de chocolate... uma delicia...

 

 

Visitámos praças, igrejas ...

 

 

 
 
 
 
 
 
 

e quando nos preparávamos para visitar o famoso Palácio de Wallenstein, tivemos que nos contentar só com os jardins, pois o palácio só abre ao público durante o fim-semana… grrrr…. Nós no fim-semana já estaríamos na Eslováquia... logo não deu mesmo para visitar o Palácio.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A próxima foto é de uma fonte que havia junto à saída de Metro mais perto do Palácio de Wallenstein. 

 

(bebemos muita água desta fonte. Sim, a água é potável)
 

Chegámos a subir ao Monte Petrin e no mesmo o meu pai e a minha mana foram ao labirinto de espelhos (eu estava cansada da subida e não me apetecia ir a algo que devia ser semelhante ao da feira popular). Nesse monte também existia uma réplica (mais pequena) da Torre Eiffel que é a Torre de Observação de Praga. 

 

Há ainda a referir comida da gastronomia tradicional da República Checa, nomeadamente o “Goulash”. Trata-se de uma espécie de carne estufada, mas temperada de forma característica. É bom!

 

 

Na imagem aquilo que se assemelha a pão de forma chama-se “dumplings”  e é muito bom! Gostava de ter a receita daquilo.

 

Segundo o meu pai e a minha mana, Praga tem boas cervejas e não muito “pesadas” a nível de álcool.

 

 

Eu e a minha mana surpreendemo-nos com a quantidade de viaturas Skoda em Praga. Justificação, a Skoda é Checa…

 

 

 

Não é fácil descrever tudo o que vi e relacionar as respectivas fotos... pois há bastante para ver em Praga! É uma cidade que os grandes apreciadores de arte devem gostar. Nela podem ver monumentos alusivos aos estilos Românico, Gótico, Renascentista, Barroco entre outras correntes mais modernas.

 

Ficámos três dias completos em Praga!!! A meu ver penso que a cidade dá para ver num fim-semana, ou seja 2 dias. Dos 3 dias sobrou-nos tempo para ficar no hotel enquanto chovia e deu para eu concorrer para o Concurso Nacional de Professores 2011 (vida de professor é assim).

 

No dia 5 de Agosto apanhámos o comboio rumo a Bratislava na Eslováquia...

 

As horas de viagem foram para mim infinitas... foi a pior viagem de comboio de sempre! Mas vou deixar esse tema para outro post pois este já tem muitas imagens...

 

 
 

(peço desculpa as várias interrupções na publicação dos posts relativos à viagem, mas entretanto fui de surpresa a Tomar, ver as estátuas vivas. Além disso escrever no blog, escolher as fotos, inseri-las no programa adequado, bem como posteriormente no post... leva algum tempo e há que ter em conta que as aulas não tardam a começar. Peço paciência!!!! Eu sei que as fotos estão pequeninas...mas se as deixasse maiores o blog acabava por ficar muito "pesado")

 
 


Publicado por... anynhasblog às 15:15
Link do post | Comments... | Adicionar aos Favoritos
 O que é? |  O que é?

7 comentários:
De Cátia a 12 de Setembro de 2011 às 02:01
Não percam o próximo episódio porque nós também não =D ! LOL


De maria a 29 de Setembro de 2011 às 23:45
Olá,
Vm parar ao teu blgo por acaso e estive a ler o relato da tua última viagem =)
Sabes dizer-me quanto custa a viagem de comboio (ida e volta) de Bratislava para Budapeste? Estou interessada em fazer este percurso e não encontro os preços dos comboios.. Só encontrei o preço do bus no site da eurolines (quase 40eur ida e volta), mas preferia ir de comboio. Os bilhetes serão comprados na véspera ou dois dias antes:D
thanks*


De anynhasblog a 30 de Setembro de 2011 às 13:11
Olá Maria!
Benvinda ao meu blog!
Estive a ve ro bilhete de comboio e não tenho bem a certeza... mas realmente está lá marcado 6euros... Só ida! Nós comprámos os bilhetes com antecedência. Não convém deixar para o ultimo dia! Tens é a possibilidade de escolher lugares marcados ou não! Nós escolhemos lugares marcados... mas realmente é uma confusão... porque podes mt bem chegar lá e teres o teu lugar com alguém que comprou bilhete de lugar não marcado! Claro que pedes à pessoa para sair! Outra coisa... não sei qual vai ser a tua rota... mas confesso que não deves ficar mais que um dia em Bratislava! Não há mt para ver! Se ficares mais que um dia podes aproveitar e fazer a viagem de barco pelo Danubio e ires até Viena que fica mt pertinho de Bratislava! Mas Viena tem mt para ver! O preço da viagem de barco é acessivel! Mas o ideal mesmo é visitar Viena (Austria) ficar lá 3 dias e aproveitar uma tarde para passear pelo Danubio e ir a Bratislava. Visitar a cidade e voltar a Viena! Hungria é de facto lindo! Mas toma bem atenção às minhas recomendações! Há que ter mt cuidado com as pessoas de lá...
bjs e boa viagem :)


De maria a 30 de Setembro de 2011 às 19:45
Olá Anynhas, obrigada pela resposta!

6euros é muito barato!!!! Eu não vou conseguir comprar com antecedência, infelizmente =(( Terei de comprar uns 4 dias antes...
A minha ideia é voar para Viena, ficar 3 dias em Viena e ir/vir num dia a Bratislava, depois partir de Viena para para Budapeste, e estar 2 dias nesta última cidade até regressar a Lx, via Budapeste ;)
Entretanto ontem encontrei uns comboios que custavam cerca de 35euros de Viena para Bratislava :X ... Cm quanto tempo compraste os teus bilhetes de comboio e onde o fizeste? Secalhar foi mais barato porque foste a partir de Bratislava? Talvez eu pudesse fazer o mesmo, e nesse caso teria de dormir uma noite em Bratislava??
ps, não fazia ideia que o os Hungaros eram tão manhosos, eheh, achas Budapeste uma cidade perigosa para uma solo traveler?


De anynhasblog a 30 de Setembro de 2011 às 21:08
Parece-me bastante bem esse plano de viagem! Nós comprámos os bilhetes nas estações locais!
Realmente a vida em Bratislava é + barata! Mas não mudes o percurso! Até porque podes ir de barco de Viena a Bratislava por um preço favorável! Ficas umas horas em Bratislava (de acordo com os horários dos barcos) e não te vais arrepender da decisão! Em Budapeste as pessoas não são perigosas... mas tentam sacar o que podem aos turistas! Cuidado com os restaurantes da Rua Vaci. É uma rua enorme portanto vais te lembrar do meu conselho! Quando fores comer aponta sempre com o dedo na lista para o que queres e anota o preço de td o que pedires! Não peças nada sem ver o menu! Bem bebidas! Olha o hotel onde ficámos não era mt mal tendo em conta qualidade / preço!
Se quiseres temos em suporte informático os guias turísticos "personalizados" que seguimos! Consultamos varios guias e organizámos td! Se quiseres que os envie indica-me o teu mail! Budapeste 2 dias... hum acho pouco... depende tb do que quiseres ver! Eu de Austria o que mais gostei foi de Salzburg! É um sitio onde quero voltar um dia com filhos e marido! A nível de Viena, eu que sou doida por "princesas" adorei o "Musei da Sissi" e o Palácio de Schronburn ou lá como se escreve! Tinha uns jardins maravilhosos e a grandiosidade de o palácio é enorme...
Depois assim de Viena nao me lembro mt mais... mas é uma questão de procurares no meu blog o post do ano passado sobre Austria!
Quando vais viajar? Atenção às temperaturas... eu ia "congelando" em Salzburg, no Verao! lol
bjs


De maria a 30 de Setembro de 2011 às 21:59
Olá Anynhas. Em Viena estou sobretudo interessada em ver os edificios Secessão, Arte Nova :D e o Palácio de Schronburn :D
Não é preciso incomodares-te com os guias pk eu já fiz a listinha do que pretendo ver em Viena :D
Sim, eu adorava ir a Salzburg mas já fiz as contas. Ida e volta, de comboio, custa quase 80euros :(( Imagino que Salzburg seja cara a nível do alojamento e alimentação, por isso não me parece que vá lá (infelizmente...)
Bratislava é garantido, até pk é perto de Viena e muito baratinho ihihihihi..Já ouvi falar dessa viagem de barco!!! Se n for mto cara em relação ao comboio, sou capaz de alinhar
Em relação a Budapeste, não é uma cidade que me "fascine" como Viena ou Salzburg, mas já que ali estou ao pé, aproveitava para fazer uma ideia e também experimentar os banhos nas famosas termas :DD Acho que 2 dias em Budapeste são suficientes para o que pretendo ver.. Em Viena é que preciso de mais dias porque quero ainda ver um ou outro museu, já para não falar desses edificios que mencionei :D
Hmmmm, vou tentar não ser enganda em Budapeste lol obrigada pelas dicas. È irónico alguém cobrar um preço diferente daquele que está escrito na ementa lol
Em Viena vou sobreviver com idas ao supermercado, mas em Bratislava e em Budapeste conto experimentar umas iguarias locais :DDD
Sim sim, o plano mantém-se: Lx-Viena, Viena-Bratislava, Viena-Budapeste ou Bratislava Budapeste e por fim Budapeste-Lx :DD


De maria a 30 de Setembro de 2011 às 22:02
Esqueci-me de dizer que pretendo ir no verão :))


Comentar post

Um pouco sobre mim...
Posts recentes

30 de dezembro 2013